4 de maio de 2012

O museu e a biblioteca


Olhar para trás não é sinal de fraqueza. É aprender a viver com os dias que nos vêm, mansos e limpos, sempre dispostos a serem amassados, respingados de café, sujos de batom. A serem marcados pelos erros, beijos, pensamentos...
Cada dia é um novo capítulo, e de cada capítulo nos dá uma pequena lição, que complementa as próximas e dão sentido às que passaram. E o conjunto de todos esses capítulos é o livro da nossa existência, aquele que, como se diz, será lido lá em cima... Quem sabe?
Por sua vez, o conjunto desses livros não forma nada menos que essa biblioteca, "socioteca"... Essas estantes de livros bem variados, assim como nossa sociedade...
Muitas categorias... Alguns livros são românticos, outros épicos, outros dramáticos, e cada um desses elementos tem ao menos um traço de todas as ideias que formam os outros.
"Quem vive de passado é museu". Será mesmo? O que seria de um museu sem as pessoas que querem conhecer esse passado? O presente se importando com o passado.
Não viver do que já passou não passa de uma desculpa vagabunda para decepções. Cada decepção traz algum sentido bom. É só parar para pensar.
Quem não gosta de lembrar "dos tempos de colégio", do "meu primeiro amor"... " - Ah! Aquele tempo sim! Aquele tempo sim era bom."
Cada um deve viver o presente e não ignorar o passado. Se este é tão insignificante, terreno de erros a serem reparados, quer dizer que não valeu a pena vivê-lo? A favor desse pensamento, consequentemente não vale a pena viver o presente.
Presente, passado e futuro é uma coisa só. É nossa vida. Pare de reclamar e apenas viva, fazendo seu dia bonito para o tão valorizado futuro, que bate sempre à sua porta.


Pra ilustrar:



4 comentários:

  1. Ótimas palavras! Também não acho que devemos ignorar o passado. Acredito que o nosso passado é a nossa história... É aquilo que fez de nós o que somos hoje. E é válido sim, às vezes, dar uma espiadinha lá trás pra não cometer os mesmos erros aqui no presente.

    Obs: Adorei a "ilustração sonora"!! :)
    Beijoooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O passado às vezes pode não ser agradável, mas é a nossa vida né, não dá pra ignorar.

      Olha só! Engenheiros e TM *-*
      Temos bom gosto mesmo, hehehe.

      Beijo, volte sempre. :)

      Excluir
  2. Ótimo teu blog, bastante interessante! Parabéns! bjos

    ResponderExcluir